SEDUC não adere ao Ensino a Distância e Calendário Escolar deverá ser reelaborado
O SISMMAR participou da reunião e apontou que qualquer proposta deve ser elabora após ouvir a categoria
A diretoria do SISMMAR participou, na manhã desta quinta-feira (9), de reunião a convite da Secretaria de Educação (SEDUC), pelo aplicativo Skype, para discutir a respeito a respeito da educação no município e o calendário escolar durante esse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Participou da discussão, representando a entidade, o dirigente Matheus Luz.
Durante a reunião, a secretária de Educação, Gisele Colombari Gomes, destacou os encontros realizados com a equipe pedagógica da SEDUC e com o Conselho Municipal de Educação, ocorridos nos últimos dias e que optaram por não aderir ao sistema de Ensino a Distância. Por isso, as aulas serão mantidas de maneira presencial e o calendário escolar deverá ser reelaborado.
Segundo a secretária, a SEDUC já possui duas propostas de calendário que estão em fase de planejamento. Uma apresenta a suposição de retomada de trabalho a partir de maio e a outra a partir de junho.
Antes do encerramento da reunião, Matheus Luz destacou que o SISMMAR possui uma única instância deliberativa que são as assembleias da categoria. Para ele, esses assuntos devem ser debatidos amplamente com todas as instâncias deliberativas da educação.
A entidade entrou em contato com os representantes dos servidores que possuem cadeira no Conselho Municipal de Educação e manifestou, em documento, que o debate acerca do calendário escolar não foi feito de maneira ampla. Por isso, tanto o SISMMAR quanto o Conselho, solicitaram que a SEDUC realize a discussão a respeito desta temática em uma reunião em que ambos estejam presentes.