No dia do Trabalhador, servidores se reúnem com SESA
O encontro foi necessário após a implementação repentina da escala de trabalho de 12×36
Neste dia 1º de maio, Dia Internacional de Lutas dos Trabalhadores e Trabalhadoras, uma comissão composta de servidores(as) do Hospital Municipal (HM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, em conjunto com a direção do SISMMAR, se reuniram com o secretário de Saúde, Jair Biatto, e o diretor de Urgência e Emergência, Welynton Antonio de Souza, para discutir as escalas de trabalho das unidades. Os principais questionamentos apresentados pela categoria foram referentes a implementação repentina de uma nova escala de trabalho de 12×36.
Após questionamentos, Biatto alegou que as folgas, presentes nas escalas de trabalho deste mês de maio e publicadas nas UPAS, são necessárias para o contingenciamento dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo o secretário, a demanda de atendimentos ainda não atingiu o pico previsto da pandemia e isto possibilita a redução de funcionários expostos aos riscos de contaminação. O secretário, ao ser indagado sobre as horas excedentes, enfatizou que a avaliação da necessidade de realização passará por uma comissão de gestão e, se for autorizada, serão pagas financeiramente.
Os representantes das unidades, junto da direção da entidade, solicitaram que todas as mudanças fossem apresentadas documentalmente. Diante do pedido, a Secretaria de Saúde (SESA) se comprometeu a apresentar uma portaria regulamentando as decisões tomadas, bem como a garantia que a partir das escalas de folgas, trocas possam ser feitas entre os servidores, o que foi acatado pelo gestor com o compromisso de garantir em portaria.
Biatto afirmou também que diariamente haverá avaliação da atual situação de pandemia e, futuramente, não descarta a possibilidade de retomar as organizações das escalas de trabalho em 12×60.