Após denúncia, SISMMAR verifica as atividades em escola com servidor positivo para covid-19

Ao manter as atividades, sem o conhecimento da população, a SEDUC coloca em risco a vida dos servidores(as) e da população

A direção do SISMMAR visitou, na manhã desta segunda-feira (1), uma escola municipal para averiguar se os servidores estão trabalhando após a confirmação de um caso de covid-19 na unidade. A escola estava funcionando, seguindo o Plano Emergencial de Aprendizagem Não Presencial da Secretaria de Educação (SEDUC), com a entrega de atividades à população.

O SISMMAR entende que, após a confirmação do caso, o servidor deve ser afastado de suas atividades e todos que com ele tiveram contato devem ser afastados e testados para verificação de possível contaminação. Essas ações ajudam a proteger a vida dos servidores, de suas famílias e da população atendida. Infelizmente, o município ainda não publicou nenhum protocolo de ação referente aos casos de servidores positivados ao novo coronavírus.

Até o momento, apenas parte da equipe diretiva da escola foi testada e afastada de suas atividades e seus postos de trabalho foram ocupados por representantes da SEDUC. Ao manter as atividades na unidade, com os profissionais que tiveram contato com o servidor positivado ao coronavírus e sem o conhecimento da população, a secretaria não coloca em risco apenas a vida dos profissionais e suas famílias, mas também da população que procura a unidade para retirar as atividades do Plano Emergencial. Situação que o sindicato já havia apresentado como possibilidade tanto à Prefeitura quanto à SEDUC.

No local, a direção da entidade também questionou sobre o processo de desinfecção realizado na unidade. Segundo os presentes, não seguiu todas as normas sanitárias como a utilização de álcool 70%, além de hipoclorito de sódio, quaternários de amônio e compostos fenólicos. O processo de desinfecção deveria seguir os moldes do realizado no Terminal Urbano de Maringá ou do Centro de Educação Infantil (CMEI) de Mandaguari que afastou 22 servidores após confirmação de caso de covid-19 na unidade.

O SISMMAR irá notificar a Vigilância Sanitária sobre a situação. Também irá reunir com a Prefeitura, na tarde desta segunda, para cobrar novamente que seja publicado o Protocolo de Ação. Este documento visa auxiliar os gestores de todas secretarias municipais, com orientações sobre procedimentos a serem seguidos caso sejam confirmados casos do novo coronavírus. Essa medida é necessária para a defesa do direito à vida tanto dos servidores quanto da população assistida por esses serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 14 =