Mudanças na Comunicação do SISMMAR dobram o número de acessos diários
A criação de novos suportes como WhatsApp oficial, Instagram e podcast, em conjunto aos meios tradicionais, potencializam o acesso à informação dos servidores(as)
A gestão Sindicato é pra Lutar, desde que assumiu a direção do sindicato, tem inovado nas políticas de comunicação da entidade. As modificações visam manter os servidores filiados bem informados sobre a atuação do SISMMAR na defesa de seus direitos e aproximar o sindicato de todos as servidoras e servidores municipais de Maringá.
As mudanças incluem tanto a produção quanto a distribuição dos conteúdos elaborados pela entidade e os resultados ficam evidentes ao observar o número de páginas visualizadas em nosso site.
Segundo dados da plataforma de monitoramento de tráfego, Google Analytics, no dia 15 de junho o site do SISMMAR ultrapassou o número de páginas visualizadas em todo o ano de 2019. As visualizações de página incluem o número de usuários que acessaram o site e de todas as páginas visitadas no período.
No ano passado, foram acessadas 129.855 páginas no site do sindicato. Isso significa que, em média, foram acessadas 355 páginas por dia. Comparando com a data de fechamento da reportagem (15 de julho), a média diária aumentou para 748 páginas acessadas diariamente. Ou seja, o dobro de acessos diários.
A principal causa do aumento está relacionada a mudanças na política de transmissão das informações produzidas pela entidade. O SISMMAR criou um WhatsApp oficial no qual dispara as notícias diretamente no celular dos servidores. Além disso, foi elaborado um Plano de Comunicação da entidade que determina tecnicamente quais suportes de comunicação serão utilizados e quais os melhores horários das publicação das matérias nas redes sociais do sindicato. Essas mudanças visam aumentar o engajamento e alcance de cada notícia.
Conheça as plataformas de comunicação
Site
O site do SISMMAR é a principal ferramenta de publicação da entidade. Nele são publicadas diariamente as notícias, ações e posições da direção do sindicato, buscando atingir todos os servidores públicos municipais de Maringá.
A partir dessas publicações são disparadas as notícias pelas listas de transmissão da entidade no WhatsApp, pelo aplicativo do sindicato e pelas publicações no Facebook e Instagram.
O site pode ser acessado pelo link: www.sismmarmaringa.com.br
Desde que assumiu a direção da entidade, a gestão Sindicato é pra Lutar buscou encontrar a melhor maneira de se comunicar com os servidores por meio deste mensageiro instantâneo. Anteriormente, eram utilizados grupos no aplicativo para distribuir seu conteúdo, porém esse mecanismo se demonstrou ineficiente.
Por este motivo, a direção do SISMMAR não reconhece nenhum grupo de WhatsApp como meio oficial de contato com a entidade. O contato com a base ocorre por meio de listas de transmissão a partir do telefone fixo do SISMMAR: 44 3269-1782.
Para se informar das novidades do sindicato, pela plataforma, basta adicionar o telefone da entidade em seus contatos e nos enviar uma mensagem com a palavra RECEBER. Após a inclusão em nossas listas de transmissão, o servidor irá receber as notícias do sindicato diretamente em seu celular.
Aplicativo do SISMMAR
Juntamente do tradicional jornal, do site e das páginas nas redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, o aplicativo somou-se aos canais de comunicação do sindicato. Pela tela do celular, o servidor tem acesso rápido de notícias de interesse, informações de destaque, contatos diretos com a direção, entre outras funcionalidades.
A mais recente delas, criada em virtude da pandemia do novo coronavírus, possibilita a visualização e participação de assembleias para a votação de pautas de interesse da categoria, como forma de evitar as reuniões presenciais. A iniciativa se faz importante para garantir a saúde da direção e de servidores sindicalizados, ao mesmo tempo em que deliberações que precisam passar pela apreciação e pelo voto não sejam adiadas.
O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e ajuda semanalmente dezenas de trabalhadores públicos municipais, das mais diversas áreas, para a elaboração de denúncias totalmente anônimas em casos de irregularidades ou assédio moral de superiores.
Baixe agora o APP pelos links:
O sindicato possui a página SISMMAR Maringá, no Facebook, na qual distribui as matérias produzidas para o site. A página, além de proporcionar essa funcionalidade, também cumpre a função de criar um espaço público virtual para interação dos servidores e servidoras.
Ao assumir a entidade, a direção do sindicato percebeu que as mensagens recebidas pela página não eram respondidas desde 2016. Essa prática foi corrigida e agora tanto as mensagens quanto os comentários recebidos são respondidos pelo sindicato.
A página no Facebook pode ser acessada pelo link: www.facebook.com/sismmar/
Outra plataforma de comunicação criada pela gestão Sindicato é pra Lutar foi um perfil no Instagram. Com essa ferramenta é possível publicar, tanto no Feed quanto nos Stories, imagens que divulgam as notícias publicadas no site.
O perfil no Instagram pode ser acessado pelo link: https://www.instagram.com/sismmarmaringa/
Podcast
O SISMMAR lançou na última semana o mais novo meio para manter a categoria informada: o podcast. O material jornalístico em formato de pequenos programas de rádio teve crescimento de aproximadamente 70% em 2019 no Brasil, segundo uma das maiores plataformas musicais do mundo. Surge deste aumento de interesse generalizado a necessidade de colocar o servidor público municipal de Maringá, juntamente de outros interessados, em contato com as informações sindicais pelo áudio.
Disponibilizado através das listas de transmissões pelo WhatsApp e pelo YouTube, o podcast facilita o acesso à notícia em virtude da possibilidade de realizar outras atividades enquanto ouve o informativo, seja pelo alto falante de computadores e dispositivos móveis ou através do fone de ouvido. A novidade do SISMMAR também é pioneira entre o sindicalismo maringaense.
Canal no YouTube
Outra inovação foi a retomada do canal que a entidade possui no YouTube. Nele são publicados vídeos com informações aos servidores e repercussões das notícias da entidade nos meios de comunicação locais.
A partir da publicação no canal, os vídeos também podem ser incorporados nas notícias em nosso site.
O canal no YouTube pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/sismmarimprensa