Eleições para RLTs fortalecem organização de servidores

Processo eleitoral para Representantes por Local de Trabalho ocorre até 14 de agosto, visando o aumento da organização pela base e fortalecimento da categoria

Pasta com material explicativo sobre as eleições auxiliará condução do processo – Foto Phill Natal/SISMMAR

Com o objetivo de ampliar a organização dos trabalhadores, teve início nesta semana a eleição para Representantes por Local de Trabalho (RLTs). A iniciativa que pelo estatuto do SISMMAR seria realizada em junho, teve de ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo fato de não haver previsão para o retorno da normalidade, o sindicato realiza o processo por aproximadamente duas semanas, oferecendo tempo hábil para que participe a maior quantidade de servidores. 

A fim de facilitar o entendimento das eleições, a gestão Sindicato é pra Lutar elaborou um material explicativo que será entregue ao longo desta semana. Com informações diversas sobre todos os objetivos, o regimento e as formas para a coleta dos votos, todos os servidores filiados terão até o dia 14 de agosto para participar do processo eleitoral, uma das medidas democráticas mais importantes para o fortalecimento interno de toda a categoria.

Em um momento de crise econômica, municipal e internacional, a organização da classe se torna ainda mais fundamental. Desta forma, a iniciativa visa escolher um representante por local de trabalho, junto de um suplente, para  que estes eleitos sejam o elo mais importante de ligação entre os servidores e a entidade sindical. Com este mecanismo, os representantes participam de assembleias e reuniões convocadas pelo sindicato e organizam os encontros com a categoria, no próprio local de trabalho, para discussões e deliberações.

Mediante os representantes, as reivindicações mais específicas de cada trabalhador conseguem chegar à direção do SISMMAR com maior facilidade e rapidez, ao mesmo tempo em que as informações da entidade chegam à base com mais clareza. A partir deste conjunto de competências, há maior possibilidade de incentivo direto ao engajamento de todos na luta para que melhores condições, de trabalho e vida, sejam alcançadas.

Por meio do material produzido, os servidores interessados no processo terão acesso às informações necessárias para a organização e realização da eleição, bem como espaço para relação de votantes, ata e cadastro dos representantes. Poderão votar nos respectivos RLTs todos os filiados e lotados no local, independente do tempo de filiação. Todos os documentos devem retornar preenchidos para o sindicato. Cada candidato eleito, filiado há pelo menos seis meses, terá mandato de dois anos e não pode ser ocupado por aqueles que exercem função de chefia. O SISMMAR incentiva a participação de todos os servidores, inclusive para a organizar a ação, e reafirma o compromisso em ser uma entidade em prol dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + quinze =