Hospital Municipal se organiza para nova escala de trabalho

Após implementação da jornada 12×60 em dois setores do HMM, demais áreas se organizam para alterações da escala a partir de dezembro

Servidores da UTi vermelha e do setor de Farmácia do HMM começaram nova jornada de trabalho nesta semana – Foto: Aldemir de Moraes/PMM

No último domingo (1º) teve início no Hospital Municipal de Maringá (HMM), de maneira gradual, o projeto piloto que altera a escala dos servidores para a jornada 12×60. A mudança implementada nesta semana, que é fruto da mobilização via sindicato e da cobrança da categoria, ocorre na UTI vermelha, para atendimentos em casos graves de covid-19, e no setor de Farmácia. Após esta vitória, demais setores se organizam ao longo deste mês para a nova jornada de trabalho em todo o Hospital. 

A medida que flexibiliza a escala foi concretizada por meio do decreto 1611/2020 e é considerada, pelos trabalhadores e pelo SISMMAR, como um passo importante para as 30 horas semanais, uma demanda histórica e defendida largamente como forma de promover melhores condições de trabalho para a categoria da saúde. Através de novas contratações e realocações internas, os demais setores do HMM que tiverem quantidade de servidores suficiente também serão contemplados pela jornada 12×60 a partir de 1º de dezembro.

Até o presente momento, o principal entrave para a expansão da medida por todo o hospital se deve a necessidade de contratações ou remanejamento de outras unidades, sobretudo de técnicos de enfermagem. Enquanto a organização interna é feita para acelerar o processo de alteração, com cronogramas, a categoria também cobra que o HMM entre na lei aplicada para as novas jornadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Zona Norte e Zona Sul, também já em vigência. As movimentações foram acompanhadas pela direção do SISMMAR, nas últimas semanas, em reuniões com representantes de cada setor para a atuação em conjunto na cobrança das reivindicações junto à Prefeitura. 

A gestão Sindicato é pra Lutar acompanha de perto os preparativos dentro do Hospital Municipal para que a medida chegue o mais rápido possível a todos os servidores do local. Além disso, seguirá na luta, junto dos trabalhadores, para que as 30 horas semanais saia, enfim, do papel. Esta e outras medidas devem ser tomadas a fim de valorizar os profissionais da saúde, em especial pela atuação na linha de frente contra a pandemia e pelo alto desgaste das jornadas de trabalho atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + catorze =