SISMMAR avança em demandas dos motoristas de ambulância
Após nova cobrança da direção do SISMMAR para representantes do governo municipal, Ulisses Maia afirma que demandas em prol de motoristas de ambulância serão garantidas
Em reunião na última semana entre a direção sindical e integrantes da gestão municipal, o prefeito Ulisses Maia (PSD) garantiu que irá atender a cobrança do sindicato que pede o pagamento da insalubridade para motoristas de ambulância da rede municipal. Desde o começo da pandemia, situações de atendimentos de ocorrências em casos confirmados ou suspeitos de covid-19 foram denunciadas ao sindicato, em virtude do receio de contaminação por parte dos profissionais. De acordo com a gestão Sindicato é pra Lutar, evidente situação insalubre justifica o pagamento do direito.
Após vários meses de conversas, negociações e elaboração de documentos, a luta para melhorar as condições de trabalho dos motoristas da chamada “linha branca” pode ter chegado ao fim. Neste último encontro realizado no gabinete do prefeito, junto do chefe de gabinete, Domingos Trevizan, e do secretário de Gestão, Clóvis Augusto, houve concordância com a medida que prevê um incremento nas remunerações. O ponto central da defesa da medida se deve aos riscos à integridade física, junto do fato de trabalharem sozinhos enquanto pacientes necessitam de ajuda, e ausência de treinamentos específicos para o exercício das funções.
A partir dos argumentos apresentados em um documento elaborado pelo SISMMAR e por uma comissão formada por representantes da categoria, com diversos casos comprovados de exposição ao vírus por parte dos motoristas em meio à pandemia, diversas medidas jurídicas serão analisadas para que o aditivo seja concretizado. Juntamente desta nova cobrança, para avaliação do enquadramento das funções durante a pandemia como insalubres, outra medida que causa incômodo aos motoristas se deve às condições no próprio ambiente de trabalho.
Além do espaço favorecer aglomerações em horário de serviço, cilindros de oxigênio estão depositados no local de atendimento ao usuário, situação que causa incômodo por parte dos trabalhadores. Cilindros estes que apresentam sinais que indicam ausência de manutenção. Outra pauta cobrada pelos servidores se deve a celulares para o uso no local, situação que, segundo Maia, avançará após a superação de entraves burocráticos. Por fim, será feita a instalação de ar condicionado nas salas, visto que os equipamentos, inclusive, já foram adquiridos. O SISMMAR convidou Ulisses e demais integrantes da equipe para uma visita ao local. A gestão municipal também garantiu que irá avaliar as condições e defenderá as mudanças a partir de parecer técnico da Procuradoria-Geral do Município (Proge).
Por ainda não existir uma data concreta para a efetivação das demandas, o SISMMAR permanecerá atento às movimentações da Prefeitura na execução destas medidas para os motoristas de ambulância da rede municipal. Segundo a gestão da entidade, todas estas mudanças devem ser feitas de maneira imediata O avanço nestas negociações, ao longo das últimas semanas, mostra a importância da mobilização dos servidores. Seja pela atuação dos Representantes por Locais de Trabalho (RLT’s) e criação de comissões com o devido apoio do sindicato, a organização interna e participação diária na política ajudam a construir uma categoria mais forte.