SISMMAR busca esclarecimentos sobre nova assistência médica

Depois de pedidos do SISMMAR, Sudamed informa lista de profissionais e unidades de saúde credenciados para atendimento no Sama; nova empresa inicia serviços médicos para os servidores neste domingo (10) 

Direção do SISMMAR dialoga com representante da Sudamed sobre o início da operação junto ao Sama no próximo domingo – Foto: Matheus Gomes

Após conversas desde dezembro, a direção do SISMMAR se reuniu na manhã de hoje (7), na sede da empresa Sudamed, para ter acesso a detalhes do início da operação junto ao Sama (Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores da Prefeitura de Maringá). Com início dos atendimentos neste domingo (10), a nova assistência médica divulgou lista parcial de médicos e hospitais credenciados e garantiu que os servidores em tratamento não ficarão desassistidos.

Até o contato anterior entre sindicato e assistência, há cerca de uma semana, a Sudamed ainda estava em fase de organização, em decorrência de problemas ocorridos durante o processo licitatório. Nesta quinta-feira, questionamentos realizados pelo SISMMAR foram respondidos por representantes da empresa. De acordo com documento disponibilizado, os atendimentos neste início de operacionalização vão ocorrer a partir de agendamentos exclusivos pelo telefone (44) 4001-7373, com retorno detalhado aos beneficiários em um prazo de até dois dias úteis. As consultas para especialidade terão como prazo previsto até 30 dias, conforme previsto no edital da licitação. 

Em razão do novo contrato ter início no domingo, o sistema de agendamentos via telefone começa apenas na segunda-feira (11), das 7h às 19h. Ainda assim, no primeiro dia de atendimento, os serviços de urgência e emergência serão feitos nos prestadores credenciados, o Hospital Maringá e o Hospital Paraná. Em caso de qualquer problema identificado por parte dos servidores, o serviço de ouvidoria estará disponível pelo 156 ou 1550. O SISMMAR também estará à disposição, por meio dos diversos canais de comunicação, para o recebimento de possíveis irregularidades.

Pelo contrato iniciar em um domingo, dia não útil, os serviços de urgência no domingo (10) ocorrem nos prestadores Hospital Paraná e Hospital Maringá

Também após cobranças do sindicato, a Sudamed disponibilizou lista com o nome de médicos de diversas especialidades, como psiquiatria, neurologia, ortopedia, pediatria, obstetrícia, endocrinologia, oftalmologia, entre outros. Ao todo, são 12 profissionais cadastrados e aptos para o início dos trabalhos junto a nova assistência. Além dos dois hospitais já mencionados, que funcionarão neste momento para urgências e emergências, outras oito unidades de saúde privadas também já foram credenciadas. A empresa garantiu que uma nova lista, com novos profissionais e clínicas serão disponibilizados nos próximos dias, por meio de site próprio, que também está em construção.  Por fim, outro esclarecimento cobrado pelo SISMMAR se deu pelos casos de servidores que estão ou estarão internados no Santa Rita ou estão em tratamento neste momento de transição. Segundo a Sudamed, não haverá qualquer prejuízo a nenhum dos beneficiários do sistema.

Nos casos das gestantes que tiverem os partos não agendados ou antecipados até este sábado, permanecem com o Santa Rita. A partir do dia 10, deverão procurar o Hospital Paraná para dar prosseguimento. Se o usuário possui encaminhamentos de exames, realiza fisioterapia e outros procedimentos, deverá entrar em contato com a empresa a partir de segunda-feira para novos agendamentos de forma prioritária. Enquanto as carteirinhas não ficam prontas, os servidores podem apresentar crachá da Prefeitura ou a identidade e os dependentes apenas a identidade. A gestão Sindicato é pra Lutar permanecerá em contato com a assistência médica para acompanhar o começo desta nova etapa e garantir os direitos dos trabalhadores.

Atendimentos ocorrem a partir de segunda-feira pelo telefone (44) 4001-7373, que encaminhará os pacientes para as unidades

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