Mobilização dos trabalhadores garante avanços no HMM

A partir da cobrança constante do SISMMAR e da Comissão da Saúde do Hospital Municipal, mudanças ocorreram, por análise dos próprios servidores, para o melhoramento do projeto piloto da escala 12×60

Após nova visita da direção do SISMMAR, em reunião de Comissão na tarde de ontem (13), foram constatados avanços em diversas demandas dos servidores do Hospital Municipal de Maringá (HMM). Uma das primeiras medidas, depois de diversas conversas entre o sindicato e a direção do hospital, é referente a mudança da forma de compensação da carga horária dos plantões de concurso e horas extras, que será no mesmo modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). 

Com o planejamento interno iniciado, a alteração ocorrerá no procedimento dos pagamentos. Se houver a necessidade de cobrir os atestados de até 10 dias e as férias, será feito um convite para que o servidor que quiser cumprir a carga horária e fazer as horas extras, para a cobertura das escalas dos setores descobertos, fique a critério do próprio servidor

UTI

Outra reivindicação que já havia sido feita à direção do Hospital Municipal se deve às horas extras para o setor das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). Para abrir as “extras”, todas as horas contratuais devem ser cumpridas. A partir disso, passam a receber os adicionais apenas quem se manifestar e estiver de acordo, de forma opcional, para cobrir outros servidores com atestado médico prolongado, isto é, acima de 10 dias.  

Contratações

Desde o início da pandemia, há 10 meses, o SISMMAR cobra por parte da Prefeitura que o chamamento de aprovados em concursos ainda vigentes e credenciamentos adicionais sejam realizados, para diversos setores da Saúde, como forma de ampliar as medidas de combate ao coronavírus. Em razão do agravamento da situação em Maringá desde o último bimestre de 2020, o sindicato intensificou as cobranças. Durante o encontro desta semana, houve a confirmação da contratação de novas servidoras operacionais, junto de técnicos de enfermagem.

Valor de contratação

Também durante a série de requerimentos protocolados por parte da direção sindical, houve a solicitação para aumentar o valor de contratação presente nos editais para credenciamentos dos profissionais, visto a baixa procura ao longo de 2020, sendo este o principal motivo das reclamações. De acordo com a direção do Hospital Municipal, em concordância com o SISMMAR, um novo edital deverá ser publicado, ainda sem prazo definido, com um novo valor, acima do que fora divulgado no ano passado, a fim de ampliar a valorização dos servidores que atuam diariamente na Saúde. 

Escala

Dentre as diversas vitórias conquistadas pelo sindicato e os servidores em 2020, na área da Saúde um dos grandes destaques se deu pela implementação e ampliação, de maneira gradual, da escala 12×60. Ainda no encontro dessa tarde, também houve a divulgação do plano de estender a carga de 12×60 para mais setores do Hospital Municipal, a partir de fevereiro, ainda como projeto piloto. O SISMMAR permanece em contato direto e constante com os servidores, por meio de Comissão, e a direção do HMM para acompanhar o andamento das demandas e cobrar a efetivação das medidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =