Após nova ação do SISMMAR, Prefeitura informa que pagará o reajuste das ACS e ACE
Em razão da demora para a efetivação do reajuste do novo piso para Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), SISMMAR realizou novas ações para cobrar um posicionamento da Prefeitura de Maringá; em ofício, a administração municipal informou que aguarda os repasses da verba por parte do Governo Federal
Devido à existência de uma diferença nos valores pagos às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), referente ao novo piso salarial da categoria, o SISMMAR realiza diversas ações desde o começo do ano para que a Prefeitura garanta os novos salários para servidoras e servidores de Maringá. Após organização de diversos documentos e realização de cálculos para atualização dos valores, por parte da gestão Sindicato é pra Lutar, a direção do SISMMAR aguardava manifestação oficial por parte do governo de Ulisses Maia (PSD). Depois de novas cobranças, a Prefeitura respondeu o questionamento sobre as razões para o não pagamento.
Em devolutiva a um dos ofícios protocolados pela gestão Sindicato é pra Lutar, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, informou à entidade de classe irá efetivar o reajuste e irá pagar os devidos valores com as correções legais. Entretanto, a administração municipal esclareceu que até o presente momento ainda não recebeu os repasses dos valores por parte do Governo Federal. Assim que esta etapa for cumprida por parte do governo de Jair Bolsonaro, terão início os pagamentos desta diferença salarial.
Frente à manifestação da administração municipal, o SISMMAR, enquanto entidade de representação para todas e todos ACS e ACE filiados, informa que continuará acompanhando a situação, com trabalho do jurídico do sindicato, para que o reajuste seja efetivado conforme o texto da lei.