Categoria mostra união e força em assembleia da Campanha Salarial
Como parte da 1ª assembleia da Campanha Salarial 2023, servidores de diversos locais de trabalho e aposentados se fizeram presentes na Câmara Municipal para debater e construir propostas que serão apresentadas e negociadas com a administração municipal; Confira todas as propostas aprovadas pela assembleia desta quinta-feira.
Na noite desta quinta-feira (9) a categoria compareceu à Câmara Municipal para a 1ª assembleia da Campanha Salarial 2023. Após as ações da gestão Sindicato é pra Lutar, com o chamado para a mobilização, servidores das mais diversas secretarias, autarquias e aposentados se fizeram presentes para construir conjuntamente e democraticamente propostas que serão enviadas à administração municipal.
Iniciada pela direção do SISMMAR pontualmente às 19h, em segunda chamada, a assembleia teve uma intervenção realizada pelo membro da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, destacando a importância da mobilização da categoria maringaense e chamando a classe trabalhadora para a luta constante com total independência em relação a qualquer governo e patrão.
Na sequência, houve a apresentação de propostas iniciais, mediante estudos realizados previamente pela direção do SISMMAR, para servir como um ponto de partida para o aprofundamento dos debates. Ao todo, foram 16 pautas apresentadas e discutidas durante o encontro. Houve amplo espaço para a participação de todos interessados em apresentar algum contraponto ou algum acréscimo.
Ao final da apresentação, debate e votação, a categoria se mostrou unida e fortalecida para que cada uma das reivindicações seja apreciada com atenção pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) e secretários municipais que serão cobrados fortemente pela implementação das pautas.
Confira as propostas aprovadas pela assembleia da Campanha Salarial:
- Reajuste salarial de 18% (reposição INPC e ganho real)
- Vale-alimentação de R$ 700, contrapartida de 1%, fim dos descontos referentes à atestados, pagamento por matrícula e 13ª parcela
- Implementação do auxílio para aposentadas e aposentados municipais
- Implementação imediata do Piso Nacional do Magistério
- Implementação imediata do Piso Nacional dos Profissionais da Enfermagem
- Implementação imediata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro Geral
- Implementação imediata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro do Magistério
- Implementação imediata do Estatuto da Guarda Civil Municipal
- Abertura de concurso público e fim da terceirização
- Revisão do SAMA: expansão do atendimento, aumento da cobertura, abertura para inclusão de dependentes (diretos e indiretos)
- Extensão do auxílio transporte em dinheiro para toda a categoria
- Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de qualidade e garantia do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para toda a categoria
- Redução dos cargos comissionados
- Licença paternidade de 1 mês
- Revisão da Lei do Assédio Moral para aumentar a eficácia e a punibilidade aos assediadores
- Garantia aos servidores do cômputo/pagamento do tempo de serviço para fins de concessão de adicional de tempo de serviço, quinquênio, licença prêmio e demais vantagens da carreira, conforme garantido nas legislações municipais, retroativos a maio de 2020
Ao final das votações, ocorreu a escolha das servidoras e dos servidores para compor a comissão de negociação. Diante do amplo interesse em participar do grupo de representantes, foram eleitas e eleitos 13 trabalhadoras e trabalhadores, de diversos locais de trabalho, que vão participar juntamente dos dirigentes da gestão Sindicato é pra Lutar a cada reunião com a administração municipal. Comissão esta formada por Bruna Carolline (Selurb), Celina Rodrigues Ferreira (Seduc), Delço Atílio Dias (SAS), Edson Rios (Sesa), Elenice da Silva dos Santos (Sesa), Esmailen Cardozo (Segep), Fabio Luiz (Sesa), Gerson Andrade (Selurb), Lino Gregório (Seinfra), Ludivick Gonçalves (Selurb), Marcos Miguel (Seinfra), Maria do Carmo de Souza (Seduc) e Priscila Rodrigues de Souza (Selurb).
A entrega e a apresentação das propostas da categoria está marcada para segunda-feira (13), às 9h no Paço Municipal. A cobrança será forte para que os direitos do funcionalismo municipal de Maringá sejam garantidos e uma política de valorização das servidoras e dos servidores públicos seja efetivamente praticada.
Confira mais fotos da assembleia:
Parabéns Sindicato é pra Lutar! Pela performance e organização de Luta!