Contra a PEC 32! Em evento nos EUA, Arthur Lira ressuscita Reforma Administrativa
Proposta que ataca frontalmente os servidores e serviços públicos de todo o Brasil ficou paralisada após fortes mobilizações em 2021 e 2022; Após vários meses de silêncio sobre o tema, presidente da Câmara afirma, diante de empresários e políticos brasileiros em evento nos Estados Unidos, que a PEC 32 está pronta para ser votada e pede apoio da imprensa; SISMMAR alerta sobre a necessidade de continuar as ações, em Maringá e todo o País, para que a Reforma Administrativa seja derrotada definitivamente
Na última semana, em evento realizado pelo Lide Brasil, formado por um grupo de grandes empresários, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), afirmou que a Reforma Administrativa está pronta para ser votada. Enviada ao Congresso como Proposta de Emenda à Constituição 32/2020, a medida que realiza ataques frontais aos servidores e serviços públicos de todas as esferas já foi aprovada em Comissão Especial, mas teve a tramitação paralisada após fortes protestos realizados por sindicatos em todo o Brasil.
Com a poeira mais baixa, Arthur Lira afirmou durante o evento do Lide Brasil, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que diversas medidas precisam ser implementadas, como a Reforma Administrativa. De forma direta, o presidente da Câmara relatou que a proposta está pronta para ser votada e precisa de apoio político, apoio empresarial e, sobretudo, apoio da imprensa para que a PEC 32 seja aprovada.
Desde o início da tramitação no Congresso, a mobilização do funcionalismo público foi fundamental para esclarecer para a população, de forma geral, sobre os riscos que a PEC 32 causa aos serviços públicos, que tendem a ser ainda mais precarizados. Em Maringá, o SISMMAR foi responsável pela convocação e realização de atos de rua contra a Reforma Administrativa, bem como diversas ações específicas com servidoras e servidores das mais diversas secretarias, com camisetas, faixas e panfletos explicativos.
Se no primeiro momento a PEC 32 foi barrada pela mobilização, tudo indica que a partir destas declarações de Arthur Lira, em tentativa de ressuscitar a Reforma, a luta em defesa dos serviços e servidores públicos deverá entrar em uma nova etapa. A gestão Sindicato é pra Lutar desde já alerta o funcionalismo maringaense sobre a necessidade de continuarmos as mobilizações em cada local de trabalho contra a votação deste projeto que, em caso de aprovação, representaria um grande retrocesso para os servidores e para o Brasil.
Confira a nota do SISMMAR sobre a PEC 32, que ataca a estabilidade dos servidores, reduz os concursos públicos e favorece o apadrinhamento político em cargos do funcionalismo:
https://sismmarmaringa.com.br/2021/06/01/post21984/