Nota de apoio aos servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
O SISMMAR, por meio da gestão Sindicato é pra Lutar, presta total apoio e solidariedade ao movimento dos servidores docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), bem como todo o conjunto dos trabalhadores das demais instituições de ensino superior do Paraná que estão neste momento em meio a uma greve por valorização da categoria e contra os ataques do governador Ratinho Jr. (PSD).
A direção do SISMMAR entende que a reivindicação do movimento pelo reajuste salarial, diante de uma profunda defasagem que chega a impressionante marca de 42%, é completamente justa e necessária para que a classe trabalhadora possa fazer frente à política de desvalorização dos serviços públicos aplicada a partir de políticas de cunho neoliberal. Desta forma, o SISMMAR também repudia a falta de diálogo e negociação praticada pelo governo paranaense para com os servidores públicos.
A iniciativa liderada em Maringá pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (SESDUEM), em consonância com outros sindicatos de todo o Paraná, chama a atenção para os ataques do atual governo contra o funcionalismo público e encampa o debate sobre a necessidade de políticas nos níveis municipal, estadual e federal que caminhem em direção de investimentos e melhorias permanentes no setor público.
Por fim, o SISMMAR parabeniza a mobilização iniciada nesta semana e se soma às vozes dos servidores de Maringá e do Paraná para que Ratinho Jr. dialogue com os representantes do movimento, negocie as perdas sofridas pelos trabalhadores e coloque um fim à greve no ensino superior paranaense.