SISMMAR apresenta e debate série de reivindicações com a Seduc

➡️Nesta quarta-feira (7) a gestão Somos Todos SISMMAR voltou a se reunir com a equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação para debater e dar encaminhamentos sobre diversas pautas de interesse da categoria. A direção sindical representada pela presidenta Iraídes Baptistoni, da secretária-geral Ana Lucia de Araujo e da dirigente Michele Santos, apresentou uma lista de reivindicações apresentadas por servidores em contato com o sindicato. As cobranças buscam soluções imediatas e também informações fundamentais para prosseguir com medidas em benefício da categoria. Confira as pautas debatidas pelo sindicato:

💻Notebook para Auxiliares Educacionais: Ao longo do ano a direção sindical tomou diversas medidas para acelerar e garantir o processo de distribuição dos notebook para a categoria. Desde então, avanços foram constatados e, após a formatação dos dispositivos, os computadores passaram a ser distribuídos em um ritmo adequado. Ainda assim, o SISMMAR foi chamado por servidoras que alegaram o não recebimento. A partir do que foi verificado junto à Secretaria, as servidoras que ainda não receberam os notebooks não realizaram os pedidos. A direção do SISMMAR teve acesso a lista das servidoras que não formalizaram o pedido. Nos próximos dias o sindicato irá entrar em contato direto, através do grupo da categoria, para informar sobre como proceder para a efetivação do pedido.

📝Curso de Formação para Educadoras: Referente a esta pauta específica para a categoria das Educadoras, a SEDUC possibilitou que a hora atividade e a formação ocorram juntos no mesmo local do curso, de modo a cumprir com as seis horas no mesmo espaço. Em virtude das mais diversas realidades entre as servidoras, o SISMMAR irá realizar uma consulta para verificar se esta iniciativa será benéfica para o conjunto da categoria.

🔖Uso do Crachá: A direção questionou sobre a obrigatoriedade do uso do crachá por parte dos servidores da Educação. O ponto se deve ao uso principalmente nos anos 1, 2 e 3 e também por professores de apoio. Para estes casos, foi esclarecido que o crachá poderá ficar por dentro da vestimenta.

🔸Formulação do documento da Escolha de Turma para os CMEIs: Diante do questionamento feito junto à SEDUC, a secretaria informou que irá trabalhar para que a formulação ocorra no final do ano.

📄Protocolo de proteção à criança: Em razão dos debates sobre os protocolos, o SISMMAR defendeu que os servidores tenham maior autonomia dentro de sala de aula e que também seja garantido um protocolo de segurança aos trabalhadores dos CMEIs e Escolas Municipais. A gestão Somos Todos SISMMAR informa que esta pauta será incluída na Plataforma do Servidor, que constitui uma série de reivindicações que serão apresentadas aos candidatos à Prefeitura de Maringá.

🔴Gratificação para Operacionais que atuam na Cozinha: Em razão da existência de uma Gratificação por Atividade Exclusiva (GAE), o SISMMAR foi procurado pelas operacionais, de diversas localidades, sobre os critérios para o benefício, com a reclamação sobre a necessidade de uma formação específica para a garantia da GAE. A direção do SISMMAR cobrou a Seduc que entrou imediatamente em contato com o RH e também com a gerência administrativa da própria secretaria. O SISMMAR iniciou os encaminhamentos devidos e toma medidas administrativas para que todas as informações sejam repassadas e esclarecidas o quanto antes.

📆Calendário 2025: O SISMMAR cobra que a construção do calendário para o ano letivo de 2025 ocorra de maneira plural e democrática, com participação direta da categoria. O intuito é que sejam disponibilizadas mais de uma opção de calendário, de forma em que, ao final do processo, ocorra uma votação com os servidores em assembleia a ser convocada pelo sindicato.

📆Recesso do dia 16: A garantia do recesso na próxima semana, após o feriado da Padroeira de Maringá, com a reposição na mostra cultural, foi debatido pelo SISMMAR que mais uma vez afirma sobre a necessidade de cada servidor participar ativamente da escolha do calendário. A partir de múltiplas opções de calendário debatidas pela própria categoria, com a definição democrática e com antecedência, situações como estas serão evitadas, de modo a proteger os servidores de eventuais prejuízos.

🚩Assim como em todas as outras pautas e reivindicações trabalhadas anteriormente, a gestão Somos Todos SISMMAR realizará o acompanhamento de perto, como forma de garantir a implementação de medidas benéficas para a categoria, bem como repassar as informações de maneira oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + nove =