Comissão Estadual da Verdade realiza audiência Audiência Pública em Maringá

Nesta terça-feira, 5, Maringá recebe Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade, que tem por finalidade examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticados no Estado do Paraná no período de 18 de setembro de 1946 a 05 de outubro de 1988 além de contribuir com a Comissão Nacional da Verdade na consecução de seus objetivos previstos no artigo 3º da Lei Federal nº 12.528, de 18 de novembro de 2011.

O evento terá início às 9h no Auditório Moreira e se encerrará às 18h na Câmara de Vereadores de Maringá, com sessão solene de restituição simbólica do mandato do vereador Bonifácio Martins. Na ocasião, estarão presentes as duas filhas do ex-vereador, que receberão a homenagem póstuma pelo pai.

Saiba mais
Com o golpe militar de 1º de abril de 1964 e a instauração do primeiro Ato Institucional, em 9 de abril do mesmo ano, o então vereador Bonifácio Martins foi indiciado no Inquérito Policial Militar conhecido como “Zona Norte do Paraná”, em que dezenas de militantes de esquerda, sindicalistas e estudantes foram presos e processados. Frente ao quadro de insegurança então existente no país e sabendo que seu nome era visado, Bonifácio Martins evadiu-se de Maringá em abril de 1964, acompanhado de sua esposa e duas filhas, uma das quais era criança de colo. Deixou para trás sua empresa de prestação de serviços, uma residência que havia construído, localizada no antigo aeroporto, e uma vida de lutas políticas e cidadãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − um =