Três servidoras municipais representam Maringá na Marcha Nacional dos ACS/ACE
A dirigente sindical Celia Vilela participa em Brasília, nesta quarta e na quinta-feira (8 e 9 de junho), de audiência pública em Brasília sobre o reajuste do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) e a revogação das portarias 958 e 959/2016. Na também chamada Marcha Nacional dos ACS/ACE, Celia está acompanhada das agentes comunitárias Kelly Cristina Oliveira Rocha e Marlene Rodrigues dos Santos Silva, que viajaram à capital federal a convite do SISMMAR.
A marcha foi convocada pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (Fenasce) em decorrência da publicação das duas portarias no Diário Oficial da União, em 10 de maio. As entidades lutam pela revogação das portarias 958 e 959/2016, que extinguem os ACS da atenção básica. A audiência pública, que ocorre na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, teve início às 9 horas desta quarta-feira (8).
Entre as atividades previstas pelas representantes de Maringá no evento, além da participação na audiência pública, estão visitas a gabinetes dos parlamentares, para a entrega de material com esclarecimentos sobre a necessidade de revogar as portarias; audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros; e ato público de reivindicação do piso salarial nacional dos ACS e ACE.