Audiência da GM aprova representação contra Pupin por descumprir lei federal

A repressão da administração municipal contra os servidores(as) municipais, inclusive com a proibição do uso da farda, não impediu a realização da 1ª Audiência da Guarda Municipal de Maringá. Organizado pelo SISMMAR, o evento ocorreu nesta sexta-feira (26), no auditório do Luzamor, com a participação de guardas municipais de Maringá, Londrina, Sarandi e Paranavaí.

DSCF1415
Os palestrantes Robertson Fonseca e Oséias Francisco Silva com a secretária-geral do SISMMAR, Celia Vilela. Sindicato lamentou a ausência de representante formal da Prefeitura

O evento contou com palestrantes de renome na segurança pública: o presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco Silva, e o promotor de Justiça Robertson Fonseca. Este palestrou sobre “Guarda Municipal de Maringá: Consolidando sua Identidade na Segurança Pública”. Oséias Silva abordou o tema “Guarda Municipal: Protagonista de um novo modelo de segurança para o Brasil”. Ambos responderam a perguntas dos participantes da audiência, dando pertinentes esclarecimentos sobre segurança pública.

Apesar de enviar fotógrafo para registrar quais servidores(as) estavam presentes, a administração não enviou para o evento representante formal, o que era esperado, já que o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) foi convidado. Então, fica a pergunta: para que o fotógrafo? Será que haverá mais retaliações aos servidores que buscam seus direitos por meio da organização em eventos como esta audiência pública?

DSCF1400
Audiência da GM contou com importante cobertura da imprensa. Na foto acima, a dirigente Celia Vilela em entrevista à Rede Massa/SBT. E abaixo, o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Maringá, Renato Lucena, em entrevista à Rádio CBN

DSCF1419

Representação
Um dos principais momentos da audiência foi a proposta de representação contra a administração Pupin pelo não cumprimento da lei federal 13.022/2014, que institui as normas gerais das guardas municipais. A representação junto ao Ministério Público foi aprovada pela maioria dos presentes – em uma postura democrática elogiada pelos palestrantes.

O evento terminou com sabatina com os candidatos a prefeito de Maringá. Leia mais sobre a sabatina aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três − 3 =