SISMMAR parabeniza servidores(as) pela participação na Vigília da Saúde

A reunião com o prefeito Ulisses Maia (PDT) na terça (15), no Paço Municipal, foi marcada por uma bela vigília dos servidores(as) da Saúde – merecedora de elogios por parte do sindicato. Enquanto membros da comissão e as dirigentes do SISMMAR Iraídes Baptistoni e Célia Vilela tratavam, a quatro paredes, da manutenção da jornada de 30h e de outras demandas da categoria, do lado de fora uma manifestação chamava a atenção do público e dos trabalhadores da Prefeitura de Maringá.

Os dirigentes Eduardo Siqueira e Regina Rodrigues no início da vigília (15/05/2018)

Conduzida pelo dirigente Eduardo Siqueira, a vigília começou por volta das 15h30 (meia hora antes do início da reunião com Ulisses), com mais de 40 servidores. Esse número foi crescendo e logo chegou a cerca de 100 pessoas, todas vestindo preto para cobrar as 30h da Saúde. Faixas com dizeres como “Não se dá direito retirando direitos” ajudavam a contar à população os motivos da manifestação.

Na vigília havia servidores das UBS, UPAs, Hospital Municipal e de outras unidades da saúde, porém, também havia a presença solidária de trabalhadores(as) de outras secretarias, que deram o bom exemplo de união na luta contra a perda de direitos.

Vigília começou às 15h com mais de 40 servidores, mas logo número chegou a cerca de 100. Faixas ajudaram a contar ao público os motivos da manifestação

No microfone, Eduardo puxou o coro com palavras de ordem contra a perda de direitos. Vários servidores o sucederam fazendo discursos, bem ouvidos da sala de reunião onde Ulisses e a equipe de governo recebiam a comissão e dirigentes do SISMMAR. Muitos discursos cobraram do prefeito promessas de campanha, sendo as 30h da saúde a principal delas.

No fim da tarde, a categoria fez passeata no entorno do Paço, com apitaço e faixas em frente à entrada principal do prédio, na Avenida XV de Novembro. O apitaço e as palavras de ordem chamaram a atenção do público que passava pelo local no retorno do trabalho para casa. Algumas pessoas pararam para saber mais sobre a manifestação.

Categoria lembrou que Ulisses prometeu a jornada de 30h da Saúde nas eleições de 2016. Retrocesso na nova regra para jornada indignou servidores

O alcance do ato foi potencializado pela cobertura da imprensa. Emissoras de TV e a rádio CBN cobriram a vigília, ajudando a informar a população sobre as demandas da saúde e sobre a cobrança das promessas de campanha feitas por Ulisses à categoria. Já no início da noite, após mais de duas horas de tratativas, Iraídes e Célia informaram a vigília sobre o resultado da reunião (saiba mais aqui).

Novas filiações na vigília demonstraram o reconhecimento da categoria quanto ao trabalho da entidade sindical na defesa dos direitos dos servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − seis =