SISMMAR homenageia com coquetel agentes de saúde e de endemias

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (SISMMAR) reuniu Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) filiados em um coquetel em sua sede, na terça-feira (11), como forma de valorizar os profissionais que prestam relevantes serviços na área da saúde e reconhecer sua importância para a comunidade.

Vários agentes compareceram com familiares e a noite foi de confraternização e deu aos profissionais a oportunidade de conhecer melhor seus colegas fora do ambiente de trabalho.

A presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, disse que os ACEs e ACSs nem sempre são valorizados como deviam, “mas são eles que trabalham diretamente com a comunidade, muitas vezes frequentando suas casas regularmente, verificando a possibilidade de futuros problemas e oferecendo orientações aos moradores em relação à saúde”, disse.

Segundo a presidenta, “o SISMMAR reconhece a luta do dia a dia destes trabalhadores e oferece esta confraternização

para mostrar a eles o quanto eles e seu trabalho são importantes para nossa cidade”.
Além de Iraídes, outros diretores do sindicato participaram da confraternização e as conversas foram até tarde. Foi uma oportunidade de se conhecer como é o trabalho dos ACSs e dos ACEs no dia a dia.


O ACS, mais comumente chamado de agente de saúde, deve visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na casa. Ele orienta pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

Já o ACE, também conhecido como agente da dengue, promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Ele realiza visitas aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas. Quando convocado, o ACE participa de ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − seis =