Gestão Novos Rumos completa três anos; veja os avanços do período
A vitoriosa Greve de 2016 credenciou a nova diretoria para as lutas, e a confiança dos servidores(as) no SISMMAR viabilizou inúmeras conquistas
Sob a presidência de Iraídes Baptistoni, a Gestão Novos Rumos do SISMMAR completa, esta semana, três anos. Foram inúmeras conquistas desde a posse da atual diretoria, em 29 de fevereiro de 2016, na sede do sindicato.
O primeiro desafio ocorreu já na Campanha Salarial de 2016. Devido ao impasse gerado na eleição sindical por uma das chapas (que não aceitava a derrota nas urnas), a Gestão Novos Rumos só pôde iniciar a campanha próximo à data-base, em 1º de março.
A campanha foi duríssima. Ao limitar o reajuste a apenas 4%, ou seja, 7,08% abaixo da inflação de 11,08%, o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) obrigou a categoria a deflagrar greve geral. Para piorar, ex-dirigente sindicais assumiram cargos de confiança no truculento governo Pupin, dando as costas para a categoria justamente durante a greve.
Felizmente, a luta coordenada por dirigentes da Gestão Novos Rumos ganhou apoio popular e massiva participação dos servidores. Em seu ápice, a greve pela justa reposição da inflação, teve a adesão de cerca de 5 mil servidores.
Por fim, aquela luta histórica em uma greve geral – o que não ocorria desde 2006 – uniu a categoria em torno do sindicato. Resultado disso foi a disparada das filiações, o que fortaleceu ainda mais o SISMMAR nas lutas seguintes.
Para se ter uma ideia, entre o início de 2016 e janeiro de 2019, o número de servidores filiados saltou de 3.997 para 5.518, um aumento de 38%. Só no período da Gestão Novos Rumos, a alta foi de 30%.
A vitoriosa greve credenciou a Gestão Novos Rumos – à época formada por vários dirigentes com pouca experiência sindical – para as lutas. E a confiança da categoria acabou sendo revertida em inúmeras conquistas. A lista é grande, e as principais estão listadas abaixo:
- Vale-alimentação, com reajuste anual e pagamento nas férias;
- Pagamento da Trimestralidade;
- Lei do Assédio Moral;
- Eleição para diretores de escolas e CMEIs;
- Lei da Licença-Prêmio;
- Reposição da inflação e pagamento dos dias parados da Greve de 2016;
- Pagamento de adicional de periculosidade para agentes de trânsito;
- Pagamento de 75% do PMAQ para agentes comunitários de saúde;
- Ação judicial da paridade de professores aposentados;
- Ação judicial do cálculo das horas-extras pelo divisor 200;
- Ação judicial do retroativo do piso nacional de 2014 dos(as) ACS/ACE;
- Reintegração judicial de servidores exonerados;
- Suspensão de remoções arbitrárias de servidores;
- Projeto-piloto das 30 horas nas UPAs Zona Norte e Zona Sul;
- Vigília da Saúde em defesa da Lei 774/2009, que estabelece jornada de 30 horas para profissionais da Saúde;
- Acordo coletivo do Samu;
- Licença-estudo para servidores celetistas;
- Licença por motivo de doença em pessoas da família para celetistas;
- Piso salarial dos(as) ACS/ACE de 2018 (a ser pago na folha de fevereiro de 2019);
- Excursão anual dos aposentados(as) e inauguração da Sala dos Aposentados;
- Isenção do pagamento da mensalidade do sindicado para aposentados.
Possivelmente, esquecemos de citar algumas conquistas na lista, pois foram inúmeras, como as constantes ações individuais em defesa dos servidores(as).
Contudo, o importante mesmo é ressaltar que a Gestão Novos Rumos com os servidores(as) segue firme no compromisso de defender os interesses dos servidores(as) municipais. Há lutas em andamento, como a Campanha Salarial 2019, e muitas avanços a serem conquistados.
Contamos com o engajamento dos servidores nessa empreitada!