Gratificação dos motoristas é aprovada na Câmara a tempo de ser paga este mês
Nova lei repara parcialmente a defasagem salarial de 43% da categoria, concedendo gratificação entre 17,5% e 27,5%. Agora, pagamento só depende do prefeito
A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta (13), em segunda e terceira discussões, o projeto de lei do Executivo que concede gratificação aos motoristas da Prefeitura. Com isso, o trâmite no legislativo foi encerrado com tempo hábil para a administração fazer o pagamento do abono na folha deste mês.
Dirigentes do SISMMAR e motoristas estiveram na Câmara acompanhando a votação. A nova lei repara parcialmente a defasagem salarial de 43% da categoria, concedendo uma gratificação de 17,5% aos motoristas que não recebem o adicional da coleta, e de 27,5% aos motoristas da Saúde que já recebem a gratificação de atividade de risco.
- Relembre como foi a votação em primeira discussão
- Percentual de 17,5% foi aprovado pela categoria em assembleia
Na sessão ordinária, o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), explicou aos motoristas presentes que, por conta da apresentação de uma emenda, o projeto precisaria ser submetido a uma terceira discussão. Por isso, uma sessão extraordinária ocorreu logo após a conclusão da sessão ordinária.
Com a aprovação da redação final, na extraordinária, a Câmara garantiu ao prefeito Ulisses Maia (PDT) tempo suficiente para sancionar a lei e para pagar a gratificação na folha de fevereiro. Presidente do SISMMAR, Priscila Guedes elogiou a atitude dos vereadores, pois partiu deles a iniciativa de realizar a sessão extraordinária já nesta quinta.
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Alex Chaves (MDB) reconheceu que o percentual concedido não se trata de reajuste, mas sim de uma recomposição de perdas salariais dos motoristas. O passivo de 43%, lembrou o vereador, foi gerado na revisão do PCCR Geral de 2013, que deixou de fora os motoristas.
O que estamos fazendo [aprovação da lei] não é um favor aos motoristas, mas uma correção de uma injustiça cometida no passado.
Alex Chaves (MDB), vereador, líder do prefeito na Câmara
Ao mesmo que parabeniza os vereadores pelo reconhecimento do trabalho prestado pelos motoristas, a gestão Sindicato é pra Lutar continuará acompanhando a questão, já que a lei depende da sanção do prefeito. Todos esperam que Ulisses sancione a gratificação e a publique no Órgão Oficial do Município o mais rápido possível, garantindo o adicional salarial na folha de fevereiro.