Trabalhadores decidem aprofundar debate sobre escolha da direção
A direção do sindicato aproveitou o espaço para discutir a aproximação com o setor
Todos os dirigentes liberados sindicais da entidade estiveram, na última sexta-feira (14), na Saúde Ocupacional para dialogar com os servidores do setor sobre o processo de escolha do próximo ocupante do cargo de direção do local. A visita ocorreu após um impasse ocorrido nos encaminhamentos tomados para o processo de escolha. Enquanto uma parcela dos trabalhadores procuraram o sindicato porque gostariam de apresentar um nome ao cargo, outra parte procurou diretamente o gabinete do prefeito para declarar suas preferências.
Entretanto, nenhuma das partes dialogou com todos os colegas de trabalho. Por este motivo, o SISMMAR foi ao local e procurou todos os servidores para debater a possibilidade da realização de uma eleição, com ampla participação e votação secreta, com a finalidade de indicar um nome ao prefeito Ulisses Maia (PSD) que contasse com o apoio da maioria dos trabalhadores.
Muitos servidores parabenizaram a presença do sindicato na busca da solução desse impasse. Alguns chegaram a expressar ser a primeira vez que tinham visto o SISMMAR atuando dentro da Saúde Ocupacional. Contudo, por terem passado recentemente por um processo eleitoral de indicação à gerência de Saúde Ocupacional que não foi respeitado, muitos ainda estavam desconfortáveis com a realização de um pleito neste momento.
Construção
Por não haver consenso na realização da votação e buscando a resolução de forma democrática, a direção da entidade propôs a realização de uma assembleia no local. Durante o debate, muitos servidores demonstraram o entendimento de que essa atuação do sindicato faz parte de um processo de construção. Uma aproximação com o setor que ficou desamparado por tanto tempo.
Por isso, a direção do sindicato se colocou à disposição para acompanhar as demandas do setor, como por exemplo a falta de funcionários no local, que teve um aumento significativo na rotina de trabalho devido à covid-19. No entanto, essa pauta de reivindicação deve ser permanente da unidade. O SISMMAR também ressaltou que, se essa aproximação tivesse sido iniciada anteriormente, é muito provável que o resultado da eleição realizada, por exemplo, teria sido respeitado.
O papel de um sindicato forte e combativo é justamente defender junto da categoria os seus direitos e lutar com ela pela sua ampliação. Na situação ocorrida no local, o sindicato precisaria estar presente para que a vontade dos servidores fosse respeitada.
Filiação
A direção do sindicato, durante a ação na Saúde Ocupacional, também discutiu com os servidores a importância da filiação à entidade. Um sindicato forte também é fruto dessa aproximação com os servidores e as sindicalizações fortalecem a representatividade da categoria, garantem conquistas, viabilizam a organização das lutas e dão força às campanhas salariais.