Notinhas
Retroativo ACE e ACS
Uma longa espera se aproxima do fim para centenas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Combate a Endemias (ACE’s). O processo referente ao pagamento retroativo do piso nacional para a categoria, que tem o SISMMAR como representante, deu mais um passo, no mês de julho, rumo à uma definição. Após o sindicato enviar o cálculo da ação para a Prefeitura, em fevereiro, a gestão municipal concordou com quase todos os valores apresentados. Os impasses ainda existentes já estão em fase de resolução entre as partes. O sindicato solicitou a expedição das Requisições de Pequeno Valor (RPV) por parte do Judiciário. Ainda sem uma data específica para o fim da ação, a advogada do caso, Gisele Veneri, garantiu que o processo está perto do fim e todos os envolvidos serão contatados. Uma conversa com explicações completas foi tema do primeiro podcast do SISMMAR, como parte do plano de aproximação da entidade com o servidor.
Sasc
Atendendo à denúncias anônimas, o SISMMAR se reuniu em maio com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC). Após convocações da Prefeitura para que servidores da pasta fossem encaminhados para outras localidades, uma parcela destes trabalhadores temia por uma possível necessidade de desempenhar funções não condizentes com os respectivos cargos, especialmente em meio à pandemia. Com a presença de diretores do sindicato, a equipe da SASC foi cobrada sobre a situação e garantiu que as mudanças eram apenas organizativas e não afetariam os servidores. Desde então, o SISMMAR acompanha os trabalhos para assegurar que nenhum servidor seja prejudicado por mudanças de funções.
SEMUSP
Também em maio, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP) chamaram o sindicato para uma conversa após suspeitas de que ao menos quatro trabalhadores estavam contaminados pelo novo coronavírus. Com a presença do vice-presidente da entidade, Carlos Alberto Máximo, o objetivo inicial era expor a situação e deixar claro que apenas afastar os casos suspeitos sem uma testagem em massa poderia ser prejudicial para todos. Além disso, pediram apoio do SISMMAR para que mudanças a fim de evitar aglomerações e ampliar as medidas de segurança durante o expediente fossem tomadas. Prontamente a direção do sindicato se reuniu com o secretário da Pasta e cobrou todas as alterações de imediato.
publicado originalmente em Jornal do SISMMAR nº 57