SISMMAR acompanha cortejo em homenagem à servidora
Ação em homenagem a Celina Antônio, vítima da covid-19, percorreu diversas regiões de Maringá e chama a atenção para a necessidade de medidas efetivas de combate ao coronavírus e de valorização dos servidores públicos
A direção do SISMMAR acompanhou no final da tarde de ontem (3) o cortejo com o corpo da coordenadora de um dos plantões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, Celina Antônio da Silva Souza, vítima da covid-19. A auxiliar de enfermagem, que trabalhava na linha de frente contra a pandemia, havia sido internada no dia 26 de novembro, teve o quadro agravado ao longo dos dias e não resistiu no início da manhã dessa quinta-feira.
A homenagem à servidora teve início em frente ao Hospital Santa Rita, com passagem por diversas ruas e avenidas do centro de Maringá, pela UPA Zona Norte até a chegada ao Cemitério Municipal, para o sepultamento. Com participação de viaturas do Corpo de Bombeiros e dezenas de veículos entre companheiros de trabalho, amigos e familiares, o ato também teve o objetivo de chamar a atenção da população sobre o atual cenário da pandemia e dos riscos à saúde de todos, sobretudo os trabalhadores que atuam diariamente no combate ao vírus.
O SISMMAR reforça o posicionamento adotado desde março pelo direito à vida, em especial neste momento de forte avanço do novo coronavírus em Maringá. Sem medidas realmente efetivas contra a doença e insuficiência na disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), de acordo com as necessidades específicas para todos os servidores, a tendência é de agravamento da situação no geral, com danos ainda maiores para os trabalhadores da Saúde. Segundo o último boletim epidemiológico da Prefeitura, cerca de 1.200 profissionais da área se contaminaram desde o início da pandemia, quase 10% do número total de infectados na Cidade.
Além das demandas exigidas diretamente à Prefeitura de Maringá, em reuniões semanais com integrantes da equipe, a gestão Sindicato é pra Lutar também mantém constante contato com servidores de todas as pastas para discutir e avaliar as reais condições nos locais de trabalho. Junto destas ações, o sindicato também realiza medidas no campo jurídico, como forma de fazer valer a vontade da categoria por meio da Justiça. Simultaneamente as cobranças, o SISMMAR deu início a uma campanha de valorização e reconhecimento dos servidores da Saúde, com faixas em frente ao Hospital Municipal e nas UPA’s, a fim de chamar a atenção para este momento delicado e que requer a conscientização e a reflexão de toda a população.