SISMMAR acompanha mudanças de atendimento à covid-19
Em defesa intransigente da categoria, SISMMAR exige mudanças que garantam condições adequadas aos servidores que combatem a pandemia
Após diversas cobranças e intervenções do SISMMAR nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira (4), os procedimentos para as mudanças no atendimento em casos suspeitos de covid-19. Atualmente tendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte como referência, haverá durante este fim de semana a transição para a UPA da Zona Sul. A fim de não prejudicar os servidores da ZN, a maior parte dos trabalhadores será mantida, sendo transferidos apenas a equipe médica, coordenação, Recursos Humanos e uma farmacêutica para a realização de treinamentos específicos.
Durante reunião na tarde de hoje, junto do prefeito Ulisses Maia (PSD), do Secretário de Gestão, Clóvis Augusto, e do Chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, a forma para esta nova etapa de combate ao coronavírus foi esclarecida. A medida foi tomada pela Prefeitura como forma de melhorar a capacidade de atendimento, principalmente pelo avanço da doença nas últimas semanas, e possibilidade de agravamento ao longo de dezembro. Segundo a gestão municipal, a UPA da Zona Sul possui maior estrutura para ser a referência em meio ao crescimento do número de contágios.
Diante desta necessidade de alteração de uma unidade a outra, diversos servidores entraram em contato com o SISMMAR para informar sobre o descontentamento desta medida. Por meio de reuniões agendadas e cobranças feitas pela direção sindical para integrantes da Secretaria da Saúde, a Prefeitura decidiu pela manutenção de enfermeiros da UPA Zona Norte, possibilitando que apenas os que se colocarem à disposição serão remanejados, via permuta, que deve ser tratada diretamente com os diretores da unidade. Caso o contrário, enfermeiros e técnicos de enfermagem não serão lotados na Zona Sul. Os dirigentes aproveitaram do encontro para cobrar que a testagem para covid-19 seja garantida pelo atual plano municipal de saúde.
Desta forma, amanhã (5) será o último dia em que a UPA Zona Norte atenderá pacientes com suspeitas de contaminação. Somente neste final de semana, até a noite de domingo (6), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Pinheiros e Iguaçu vão funcionar como unidades 24 horas para atendimentos de urgência e emergência. A partir de domingo, a UPA Zona Sul passa a ser a unidade exclusiva para atendimentos de pacientes com sintomas e problemas respiratórios.
FALTA DE FUNCIONÁRIOS
Também durante a reunião, a direção sindical exigiu a convocação dos mais de 580 aprovados em concurso público e ainda vigente para a área da saúde. A gestão Sindicato é pra Lutar, inclusive, lembrou do parecer favorável emitido pela Procuradoria-Geral do Município (Proge) em defesa da contratação destes profissionais que aguardam o chamamento da Prefeitura para iniciar os trabalhos. Além disso, como proposta emergencial e momentânea, o SISMMAR cobra o remanejamento de servidores de UBS para a continuidade dos atendimentos nos serviços de 24 horas.
Conforme acordado entre o sindicato e a Prefeitura em reunião no Paço Municipal, realizada no dia 24 de novembro, acertou-se por remanejar e contratar servidores suficientes até o dia 17 deste mês. Assim como desde o começo da pandemia em Maringá, o SISMMAR reforça o posicionamento em defesa da vida e dos direitos dos servidores.