SISMMAR se reúne com operacionais do Paço Municipal

Encontro na manhã desta sexta-feira resultou na identificação de problemas e possíveis resoluções no curto e médio prazo

Dirigentes Franciely Medeiros (esq.) e Priscila Guedes (dir.) conversam com operacionais e anotam demandas durante o encontro – Foto: Matheus Gomes

A direção do SISMMAR se reuniu na manhã de hoje (19) com operacionais do Paço Municipal para avaliar as condições de trabalho e conversar com os servidores e a coordenação. Junto do recebimento de diversas demandas para o local, gerais e específicas, o sindicato explicou sobre a necessidade imediata da redução da circulação de pessoas neste momento de agravamento da pandemia de Maringá. Fato este que gerou o pedido oficializado pela suspensão das atividades administrativas da Prefeitura nesta quinta-feira (18).

Condições de Trabalho

Durante o encontro, a direção sindical ouviu de diversos trabalhadores sobre as condições para a jornada, bem como o fornecimento de materiais e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). A partir dos relatos, constatou-se alguns problemas que já foram informados para que a coordenação busque as correções. Dentre os principais pontos identificados para resolução no curto prazo, a ausência de máscaras de qualidade (cirúrgicas) e botas especiais em quantidade suficiente são as reivindicações que precisam ser solucionadas de maneira imediata.

Juntamente de questões materiais e individuais, outra reclamação se deve à estrutura física da cozinha, que além do pouco espaço disponível há o agravante das altas temperaturas, sobretudo durante o uso do fogão industrial presente. Problemas relacionados ao espaço também foram informados durante o horário de almoço, onde segundo os servidores há quantidade elevada de pessoas de todo o Paço. O SISMMAR se colocou à disposição da categoria para solicitar um novo local para que não ocorram aglomerações durante as refeições diárias. Também será feita a solicitação de um técnico de segurança do trabalho para avaliar as condições do local e propor mudanças que melhorem as condições dos trabalhadores.

Atuação Sindical

Além da conversa direta com a coordenação para buscar mudanças diretamente no local, a gestão Sindicato é pra Lutar também irá cobrar uma nova avaliação para a verificação de insalubridade para a categoria, em razão do trabalho com produtos químicos, limpeza de banheiros e manuseio de lixo. Por fim, como parte das medidas de combate à pandemia e somando ao pedido por suspensão das atividades administrativas da Prefeitura, o sindicato irá avaliar a possibilidade do fracionamento do trabalho em dois turnos, a fim de diminuir a jornada diária e reduzir os riscos de contaminação com menor circulação dos servidores. Assim como reforçado durante a reunião, o SISMMAR reiterou o papel da entidade de classe na resolução de problemas, no atendimento de reivindicações e na organização em busca de melhores condições de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 17 =