Aulas presenciais: SISMMAR participa de reunião virtual com autoridades de Maringá

Reunião realizada de forma remota teve participação do sindicato e membros do Executivo, Legislativo e Judiciário de Maringá; SISMMAR irá convocar assembleia para que os profissionais da Educação deliberem sobre proposta de retorno presencial

Foto: Vivian Silva/PMM

Após convocação no dia 22, o SISMMAR participou nesta quarta-feira (23) de uma reunião virtual para tratar do retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino. Com presença de diversas autoridades de Maringá e chamada pelo Ministério Público (MPPR), o sindicato reforçou o posicionamento contrário ao retorno às salas de forma não segura, isto é, sem a imunização completa dos profissionais da Seduc. A entidade irá convocar uma assembleia para que se expresse a opinião da maioria da categoria sobre a proposta do governo Ulisses Maia (PSD) de retornar as aulas presencialmente no dia 28 de julho.

Em ambiente virtual, justamente em virtude do avanço da pandemia em Maringá e no Paraná, o encontro contou com a participação da presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, como contraponto à proposta da Seduc. Ao mesmo tempo, estiveram presentes a vereadora e representante da Comissão da Educação na Câmara Municipal, Professora Ana Lúcia, o chefe de gabinete, Domingos Trevizan, a secretária da Seduc, Tânia Periotto, e o promotor de Justiça, Adriano Zampieri Calvo.

Por parte de Tânia, foi feita a proposta de retorno das atividades escolares presenciais no dia 28 de julho, de forma escalonada semanalmente, sendo uma semana presencial e outra não presencial. Em razão da falta de garantias de que até a data apresentada toda a categoria da Educação esteja imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19, o SISMMAR discordou da ideia e irá chamar assembleia para participação dos profissionais. A proposta apresentada por Priscila Guedes defende o retorno apenas em setembro, já com a imunização completa dos trabalhadores da Seduc.

Por fim, o sindicato também registrou que a categoria permanece trabalhando durante a pandemia e que há lacunas no Plano de Contingenciamento, que precisam ser discutidas para que os problemas sejam solucionados. Uma nova reunião do Ministério Público com todas as partes foi agendada para o dia 2 de julho. Com o objetivo de aprofundar as discussões, o SISMMAR irá se reunir com Domingos Trevizan e Tânia Periotto nesta sexta-feira (25) para receber formalmente a proposta da administração municipal e discutir outros pontos sobre a volta às aulas presenciais. Após esta discussão, a gestão Sindicato é pra Lutar encaminhará assembleia, na próxima semana, para apreciação e deliberação da proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =