SISMMAR realiza reunião com secretária de Educação

O encontro faz parte de um acordo entre sindicato e Seduc para avançar na resolução das demandas coletivas da categoria; o primeiro ponto de discussão contou com a presença da Comissão eleita em Assembleia das Operacionais da pasta e debateu sobre a “semaninha”

Comissão de Operacionais e direção do SISMMAR se reúnem com secretária da Educação – Foto: Phill Natal

A direção do SISMMAR se reuniu na tarde desta segunda-feira (10) com a secretária de Educação, Nayara Malheiros Caruzzo, para discutir algumas pautas relacionadas às servidoras e servidores lotados na pasta. O encontro faz parte de um acordo entre a Seduc e a gestão Sindicato é pra Lutar e visa avançar na resolução das demandas coletivas das e dos trabalhadores da Educação.

Na reunião, o secretário-geral da entidade, Matheus Luz, e a secretária de Formação Sindical, Amanda Rodrigues, representaram o SISMMAR. Representando a gestão municipal, além da Secretária de Educação, estavam a superintendente da pasta, Francielli Ferreira da Rocha Romero, e a diretora de Gestão Educacional, Patrícia Ethelvina Santos. O primeiro ponto de discussão contou com a presença da Comissão eleita em Assembleia das Operacionais da pasta e debateu sobre a “semaninha”.

Confira alguns pontos discutidos:
Direção do SISMMAR em reunião com Seduc – Foto: Phill Natal

Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) – “Semaninha”

Como forma de encaminhamento das pautas definidas em assembleia pelas e pelos operacionais da Seduc, a direção do sindicato e a Comissão eleita na assembleia se reuniram com a Secretaria para debater as reivindicações de mudanças no atual ACT da categoria. A Secretária se demonstrou bastante sensível aos argumentos apresentados e levará a demanda para discussão com o Gabinete do Prefeito.

Comissão de Operacionais discutem ACT com Seduc – Foto: Phill Natal

Protocolo de Segurança

Diante do aumento expressivo de casos de barbárie e violência no interior de escolas e creches, essa pauta ganhou bastante relevância para a segurança tanto das crianças atendidas pelo serviço municipal quanto para as servidoras e servidores da Educação. Dentre os pontos debatidos, que já desceram como orientação para as escolas e CMEIs, estão:

  • capacitação dos servidores para utilização do botão de pânico;
  • instalação de câmeras nos ambientes externos das unidades educacionais;
  • serviço de segurança 24h;
  • aumento nas rondas da Guarda Civil Municipal (GCM) no perímetro das escolas e CMEIs.

Reposição do dia 29 de setembro

Em sequência ao debate sobre a reposição referente ao dia de paralisação das servidoras e servidores do quadro do Magistério, a Seduc se apresentou favorável a sua realização. Nayara se comprometeu com a direção sindical de levar essa discussão ao Gabinete do Prefeito para decisão final sobre a implementação.

Plantão de Julho/23

Baseado na lei que define o Plantão de Férias, foi proposto que a Seduc convide outras secretarias municipais, como Secretaria de Esporte e Lazer e de Cultura, para realizar o planejamento das atividades relacionadas a este momento e que deixe de ser uma responsabilidade exclusiva da Educação. Também foi solicitado um mecanismo para que haja rotação entre os participantes. Ou seja, quem participar em julho não deve participar em janeiro, justamente pensando na possibilidade das crianças poderem ter um período com a família e responsáveis. O SISMMAR reforça que é contrário ao Plantão no modelo atual e defende que este momento deve funcionar como uma Colônia de Férias para as crianças atendidas.

Cuidadoras

O sindicato cobrou da Seduc que sejam garantidas as atribuições do cargo para a categoria. O SISMMAR tem recebido diversas denúncias sobre cuidadoras estarem realizando atividades pedagógicas nas unidades. 

Doenças Crônicas e medicação de uso restrito

A entidade sindical solicitou à Seduc que realize um levantamento de quais crianças possuem alguma doença crônica ou que faça uso de medicamento de uso restrito. A proposta é que estas possam ser atendidas em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa).

Mostra Cultural

Também foram solicitados esclarecimentos da pasta sobre a Mostra Cultural que será realizada no final do ano. A principal dúvida da categoria é sobre a temática da Mostra e se poderá ser escolhida por cada direção de unidade de ensino.

A gestão Sindicato é pra Lutar reafirma seu compromisso na defesa dos direitos da categoria e se coloca à disposição para buscar a resolução para quaisquer dúvidas ou problemas que possam surgir em cada local de trabalho.

Confira algumas fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × dois =