SISMMAR realiza palestra para alunos da Guarda Civil Municipal

Como forma de colaborar com a formação dos novos profissionais, a direção e o corpo jurídico do SISMMAR ministraram uma das aulas desta terça-feira (12) para os cerca de 40 alunos. – Foto: Matheus Gomes

Diante da importância do sindicato para a carreira dos servidores municipais, a gestão Somos Todos SISMMAR esteve presente na tarde desta terça-feira (12) em uma importante iniciativa na Guarda Civil Municipal de Maringá. Teve início nesta semana o curso de formação para novos guardas que estão neste momento como alunos da Escola da Guarda.

Como forma de colaborar com a formação dos novos profissionais, a direção e o corpo jurídico do SISMMAR ministraram uma das aulas desta terça-feira com para os cerca de 40 alunos. Por parte da presidenta Iraídes e da secretária-geral, Ana Lucia de Araújo, a conversa se deu sobre as possibilidades de atuação do sindicato para a categoria, como a organização política, as intermediações com a administração municipal e a representação enquanto o conjunto dos trabalhadores. Estes pontos ajudam a explicar como a filiação de cada servidor fortalece a si próprio e, principalmente, o funcionalismo como um todo.

Logo na sequência, o jurídico do SISMMAR, representado pelo advogado Bruno Schmidt, junto do advogado convidado, Thales Sandoval, apresentaram questões fundamentais para o conhecimento dos ingressantes. Thales ministrou uma aula com ênfase na lei do abuso de autoridade, de forma a explicar a redação da legislação, as atenções necessárias sobre a temática e como esta lei protege os servidores. Por fim, Bruno esclareceu dúvidas gerais sobre a atuação jurídica do SISMMAR, direitos e especificações da carreira do servidor público maringaense.

Além de considerar o encontro e a troca de conhecimentos de forma bastante produtiva, a direção do SISMMAR também celebra o evento desta terça-feira em virtude da presença de guardas que já estavam no serviço público, mas precisavam deste curso de formação. A inclusão destes trabalhadores se deu após intensas mobilizações e muita luta dos Guardas e do sindicato que realizaram importante união nos últimos meses para organizar estudos, documentos e diversas reuniões até que a participação fosse efetivamente garantida. Com a concretização desta demanda que se converteu em luta política, os novos alunos reforçaram a importância de se organizar por meio do sindicato para que cada reivindicação ganhe mais força nas negociações.

O evento para os novos guardas convocados, juntamente dos que precisavam deste curso, mostra, mais uma vez, como o SISMMAR cumpre um papel fundamental para que as demandas possam ser concretizadas de forma muito mais eficaz do que por manifestação individual. Ao mesmo tempo, o SISMMAR também exerce a função de orientação sobre informações e questões necessárias para as nossas carreiras e o nosso trabalho no funcionalismo público de maneira geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 4 =